Rua França Pinto, 203 ?Vila Mariana ?São Paulo ?SP
banner banner banner






  • São Paulo, 22 de Agosto de 2014
 

 
 



Nº de visitas: 719.248

Caminho do Norte

O Caminho do Norte: de 823 km de trajeto e com aproximadamente 76 albergues para peregrinos, se trata de um dos caminhos com os mais belos e emociantes atrativos, o qual se considera historicamente como o mais utilizado pelos peregrinos cristãos europeos durante a Idade Media para se chegar à Santiago de Compostela.

Temos que ter em conta que nos primeiros séculos e a partir do momento em que se descobriu o túmulo do Apóstolo, a dominação por parte dos muçulmanos alcançava muitos territórios das zonas mais ao norte da península, e esta é a razão fundamental de este primitivo traçado.

O traçado do caminho segue a linha do  litoral (nem sempre próximo a costa),  iniciando em Irún  segue por toda costa cantábrica,  percorrendo entre a montanha e o mar Cantábrico.  As vistas, frequentemente se perdem com a distância azul das águas do mar, e o profundo verde das montanhas, enfeitadas com uma infinidades de casas, de pequenas aldeias, que parecem ter sido retiradas de um conto.  As vilas costeiras e as bonitas cidades, a gastronomia e a hospitalidade da sua gente, faz deste caminho uma maravilhosa   e inesquecível experiência para os peregrinos.   Somente a partir de Ribadeo, a primera cidade da galícia, é que a rota se distancia da costa para dirigir-se a capital galega.

O trecho gallego desta rota consta de 170 kms, partindo do vila de Ribadeo, atravessa os valles de Vilanova de Lourenzá e Mondoñedo, chega a Villalba e se une em Arzúa con o Camino Francés.

No trecho Ribadeo-Vilanova de Lourenzá existem duas variantes: a primeira sai de Ribadeo até Vilela e passa por Cubelas, Ponte Arante, Gondán e Curveiro para chegar a Vilanova. A segunda transcorre pela comarca astur-galaica da zona baixa do rio Eo, passa por Castropol, Vegadeo e Santiago de Abres em Asturias e Trabada em Lugo, e segue seu curso atravessando o mais profundo do valle (Longaras, Porto, Hermida…) e desde Trapa se chega a Vilanova de Lourenzá.

Em Ribadeo, villa de tradição jacobea é considerado como o ponto de encontro dos navegantes e peregrinos. Nesta rota deixaram seus traços marcados personagens históricos e tão conhecidos como São Francisco de Assís.

Este caminho é mais antigo que o Francês, pois a primera construção relacionada com sua historia é datada de 1604, quando uma velha senhora rica deixou parte de sua herança destinado a construção do primeiro hospital de peregrinos.

TODAS AS ETAPAS, PASSO A PASSO

  1. Hendaya - San Sebastian/Donostia
  2. San Sebastian/Donostia - Zarautz
  3. Zarautz - Deba
  4. Deba - Marquina - Xemein
  5. Marquina/Xemein - Gernika
  6. Gernika - Santa Mª de Lezama
  7. Santa Mª de Lezama - Bilbao
  8. Bilbao - Portugalete
  9. Portugalete - Castro Urdinales
  10. Castro Urdinales - Laredo
  11. Laredo - Noja
  12. Noja - Santander
  13. Santander - Santillana del Mar
  14. Santillana del Mar - Comillas
  15. Comillas - Colombres
  16. Colombres - LLanes
  17. LLanes - Ribadesella
  18. Ribadesella - Sebrayo
  19. Sebrayo - Vega de Sariego
  20. Vega de Sariego - Oviedo
  21. Oviedo - Avilés
  22. Avilés - Soto de Luiña
  23. Soto de Luiña - Cadavedo
  24. Cadavedo - Luarca
  25. Luarca - La Caridad
  26. La Caridad - Ribadeo
  27. Ribadeo - Lourenzá
  28. Lourenzá - Abadín
  29. Abadín - Vilalba
  30. Vilalba - Baamonde
  31. Baamonde - Sobrado dos Monxes
  32. Sobrado dos Monxes - Arzúa
  33. Rota continua pelo: Camino Francés

Mapa Caminho do Norte


Rua França Pinto, 203 - Vila Mariana - São Paulo - SP - CEP: 04016-031
e-mail: acacs-sp@santiago.org.br
Tel / Fax: (11) 5549.6160
  • Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela. Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido pela equipe ACACS-SP