Rua Tibiri, 59 (próximo do metrô Jd. São Paulo - Airton Senna) - São Paulo - SP (VER MAPA)
CEP: 02043-070 | Tel.: +55 11 5549.6160 | acacs-sp@santiago.org.br
Atendimento ao Público: 2ª à 6ª feira das 9h00 às 17h00(com agendamento), Sábado: Das 9h00 às 13h00

SIGA A ACACS-SP!

social face social instagram social youtube

CAMINHADA DE ILHA GRANDE - RJ

Categoria :
Caminhadas
Datas
21/01/2022 05:30 - 25/01/2022 18:00

Ilha Grande é uma ilha localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, integrante do município de Angra dos Reis. Seu maior assentamento é a Vila do Abraão. A ilha conta com uma população aproximada de 5.000 pessoas.

Os nativos da Ilha Grande são chamados badjecos, caiçaras ou ilhéus.

A Ilha Grande é a maior ilha do estado do Rio de Janeiro e a sexta maior ilha marítima do Brasil. Possui uma área de 193 km², com relevo acidentado e montanhoso, cujas maiores elevações são o Pico da Pedra D'Água (1.031 metros) e o Pico do Papagaio (982 metros), sendo este o mais famoso, devido à sua forma pitoresca. As costas da ilha são recortadas por inúmeras penínsulas e enseadas (sacos), formando várias praias. Os sistemas ambientais são formados pela mata atlântica, mangue e restinga, e possuem valor excepcional pela sua biodiversidade.

ILHA GRANDE FOTO1

O principal vilarejo é a Vila do Abraão, com aproximadamente 3.000 habitantes, onde se concentra a maior parte da infraestrutura da ilha, como posto de saúde, escola primária, posto dos correios e destacamentos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Um serviço de barcas liga diariamente a Vila do Abraão com Angra dos Reis e Mangaratiba, no continente. A vila conta, também, com ampla oferta de pousadas, campings, bares, restaurantes, mercados e comércio para turistas. Há algumas outras pequenas comunidades espalhadas pela ilha, também dotadas de infraestrutura turística, como a Praia Vermelha, a Enseada do Bananal e a Praia do Japariz.

As atividades econômicas giram em torno da pesca e, principalmente, do turismo. A ilha oferece, atualmente, muitas alternativas turísticas: passeios de barco, praias com águas calmas para mergulho em família, praias destinadas à prática de esportes como o surfe, trilhas ecológicas por dentro da mata ao centro da ilha, mountain-bike, além de algumas atrações históricas.

Há na Ilha 4 unidades de conservação ambiental: o Parque Estadual da Ilha Grande, o Parque Estadual Marinho do Aventureiro, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul (cujo acesso é somente permitido à pesquisadores e pessoas autorizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Tamoios. Todas essas áreas visam garantir a proteção da flora e fauna da grande reserva de mata atlântica existentes na ilha e a vida marinha em seu entorno.

ILHA GRANDE FOTO2

ILHA GRANDE FOTO3

Para àqueles que preferem ilhas desertas ou com pouca ocupação, não se preocupem! Há infraestrutura turística, porém só em algumas vilas; sendo a maior delas a Vila do Abraão, possuindo 3.000 habitantes.

Também estão disponíveis em Ilha Grande alguns pontos turísticos que não envolvem as belas praias. Sendo eles o Circuito do Abraão, ruínas do Aqueduto e do Lazareto e a Cachoeira da Feiticeira, queda d'água mais visitada em Ilha Grande.

O turismo, apesar de seu grande valor, acaba sendo limitado em recursos. As comunidades que habitam a Ilha estão empenhadas em desenvolver um turismo consciente e sustentável, visando sempre o bem-estar e o que for melhor para a natureza e a preservação da cultura local.

As atrações mais procuradas e visitadas por turistas em Ilha Grande são as praias, cercadas por águas cristalinas e por um intenso verde da Mata Atlântica.

Praias paradisíacas que oferecem um visual espetacular e incríveis experiências, como os passeios de barco, lancha e as trilhas que levam às praias.

A Praia de Lopes Mendes, cujas águas são cristalinas, é uma das mais apreciadas pelos turistas.

As diversas águas das praias de Ilha Grande são propícias para praticar o mergulho e snorkeling.

ATENÇÃO:

As caminhadas previstas são de pouca extensão, porque são através de trilhas muito acidentadas, com raízes, cipós, passagens estreitas, árvores atravessadas, lamaceiros, pedaços de escalaminhada, subidas e descidas íngremes, cruzamentos pela água de riachos e pontas de praias. Exigem atenção, muito equilíbrio e preparação física. Avistaremos belas paisagens, pequenos animais e muitos pássaros.

Este tipo de caminhada é encontrado nos Caminhos de Santiago de Compostela: da Costa, Primitivo e Português da Costa.

Previmos a ida por trilhas e a volta por barco, para que possam aproveitar as lindas praias. Porém os melhores preparados podem dispensar o barco e voltar por terra, desde que bem antes do sol se pôr, porque a mata escurece mais cedo e há riscos.

ILHA GRANDE FOTO4

ROTEIRO DETALHADO

21 de janeiro de 2022 (sexta-feira):

05h30: apresentação em frente ao Centro Cultural Vergueiro, Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo - SP.

06h00: Saída do Centro Cultural Vergueiro, Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo - SP. (já considerado os 15 minutos de tolerância);

09h00: horário estimado para o café da manhã, num posto Graal. Por conta de cada participante.

12h00: horário estimado para almoço, num posto Graal . Por conta de cada participante.

14h00: horário estimado para a chegada no Cais Santa Luzia, em Angra dos Reis.

15h00: horário de travessia de Flex Boat para Ilha Grande, em torno de 40 minutos de travessia.

16h00: Check-in na Pousada Recreio da Praia, Rua da Praia, 815 - Vila do Abraão, Angra dos Reis-RJ.

ILHA GRANDE FOTO5

22 de janeiro de 2022 (Sábado): 

08h00: Café da manhã na Pousada.

09h00: Reunir o grupo na área externa da Pousada para os detalhes da Caminhada do dia e para o guia local se apresentar e passar as informações devidas.

09h30: Saída do grupo para o início da Caminhada, praias do Abraão, Palmas, Mangues, Pouso e Lopes Mendes.

Nível de dificuldade Moderada, aproximadamente 7Km por trilhas bem fechadas com terreno com desnível, caminhada sombreada pela mata atlântica. Leva aproximadamente 3h para percorrer e chegar à praia. A volta será de barco. Pode-se voltar pela mesma trilha, mas não deixe para voltar após às 15h30, porque a mata escurece mais cedo.

12h30: Previsão de chegada na Praia de Lopes Mendes.

16h00: horário do último barco para a Vila de Abraão. 

23 de janeiro de 2022 (Domingo): 

08h00: Café da manhã na Pousada.

09h00: Reunir o grupo para alongamento e detalhes do dia da Caminhada.

09h30: Saída do grupo para início da Caminhada, parte do circuito do Abraão, praia Preta, ruínas do Aqueduto e do Lazareto, cachoeira da Feiticeira e praia da Feiticeira.

Nível de dificuldade Moderada, aproximadamente 7Km por trilhas bem fechadas com terreno com desnível, caminhada sombreada pela mata atlântica. Leva aproximadamente 4h para percorrer e chegar a praia. A volta será de barco, com parada para almoço (não incluído) no Saco do Céu.

16h00: Previsão de chegada na Vila do Abraão. 

24 de janeiro de 2022 (Segunda-Feira): 

08h00: Café da manhã na Pousada.

09h00: Reunir o grupo para alongamento e detalhes do dia da Caminhada.

09h30: Saída do grupo para início da Caminhada, Trilha do Abraãozinho, com passagem na praia da Júlia, praia da Bica e da Crena.

Nível de dificuldade Moderada, aproximadamente 3km por trilhas bem fechadas, com terreno em desnível, caminhada sombreada pela mata atlântica. Leva aproximadamente 2h para percorrer e chegar a praia. A volta poderá ser de barco ou pela trilha.

11h30: Previsão de chegada na Praia do Abraãozinho.

14h00: Iniciar a volta para a Vila de Abraão, ficando livre para cada um curtir a vila da forma que desejar.
 

25 de janeiro de 2022 (Terca-Feira): 

08h00: Café da manhã na Pousada.

09h30: Check-out e saída da Pousada.

10h00: Saída do barco para a travessia para Angra dos Reis.

11h00: Embarque no ônibus para retorno à São Paulo

14h00: Parada para almoço num Posto Graal.

18h00: Horário estimado para o ônibus chegar no Centro Cultural Vergueiro - SP

O QUE ESTÁ INCLUÍDO: 

***TRANSPORTE:

O transporte de São Paulo/Angra dos Reis/São Paulo será feito em microônibus fretado "Executivo", equipado com toalete e ar condicionado;

Travessia de Flex Boat de Angra para a Ilha Grande (Vila do Abraão), ida e volta;

Travessias dos 3 (três) dias de caminhada das praias para a Vila de Abraão.

***SEGURO DE TRILHA:

Cobertura conforme condições gerais constantes no contrato do seguro.

***CARRO DE APOIO:

Não haverá carro de apoio.

***GUIA LOCAL:

Em número suficiente, acompanhando em todas as caminhadas.

***HOSPEDAGEM:

Pousada à beira-mar no centro da Vila do Abraão, nível 4 estrelas, com piscina e cascata, sauna, sala de jogos com bilhar, área de convivência, jardim e vista para o Pico do Papagaio e o Morro dos Ferreiras.

Os quartos podem ser duplos ou triplos e possuem TV, frigobar, Wi-Fi, ar-condicionado e cofre.

***ALIMENTAÇÃO:

Cafés da manhã na Pousada, tipo buffet.
Atenção: somente o café da manhã dos dias 22, 23, 24 e 25 estão incluídos.
Almoços, jantares e lanches de trilha não estão incluídos. Há na Ilha uma farta oferta de restaurantes, bares e mercados, com diferentes preços. 

***COORDENADORES: ACACS-SP

ATENÇÃO:

Levar CRACHÁ DE ASSOCIADO, pois não haverá crachás.

Cada participante deverá PROVIDENCIAR SUA PRÓPRIA ÁGUA. 

CONTRIBUIÇÃO:

contribuicao

INSCRIÇÕES:

Enquanto houver vagas, pelo e-mail acacs-sp@santiago.org.br ou WhatsApp (11) 96370-1691. 

Somente serão consideradas inscritas as pessoas que efetuarem a contribuição (no máximo em 48 horas após a pré-reserva) e comprovarem o depósito junto à secretaria da Associação. Caso contrário a pré-reserva será cancelada para atender a outros participantes.

Aceitamos PIX (CNPJ 00.968.945/0001-00) ou depósito em conta corrente. Para pagamento com cartão, dirija-se à sede da ACACS-SP.

FORMA DE CONTRIBUIÇÃO:

Antes de efetuar qualquer contribuição, verifique a existência de vagas. Para efetuar a contribuição com cheque, cartão de crédito, ou cartão de débito, dirija-se à sede da ACACS-SP.

 CONDIÇÕES:

1) Somente serão consideradas inscritas as pessoas que efetuarem a contribuição e comprovarem o fato junto à secretaria da Associação.

2) Não havendo o preenchimento do número mínimo de vagas (20), a Associação se reserva o direito de cancelar a Caminhada Preparatória, devolvendo integralmente os valores recebidos, exceto nos casos de recebimento em cartão de crédito.

3) Efetue a contribuição até 48 horas após a confirmação da disponibilidade da vaga; caso a ACACS não receba a confirmação do contribuição, efetuará o cancelamento, sendo necessário realizar uma nova inscrição (pré-reserva), se ainda houver disponibilidade de vagas.

4) A programação estará sujeita a adiamento/cancelamento na hipótese de chuva forte que impeça a realização da caminhada ou outros fatores relacionados à Covid-19. 

CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES:

Será aceito o cancelamento da inscrição desde que realizado com antecedência. Haverá restituição proporcional, nos seguintes percentuais:

- 90% do valor, caso o cancelamento de inscrições ocorra até 10 dias antes da data da viagem;

- 50% do valor, caso o cancelamento ocorra entre o décimo (10°) dia e até 72 horas do início da viagem;

- 0% do valor, se o cancelamento ocorrer a menos de 72 horas do início da viagem.

Se no ato do cancelamento o usuário apresentar um substituto, será aceita a transferência de direitos, desde que seja efetuada antes de 48 horas do início da viagem (por causa da contratação do seguro), sem custos ou ressarcimentos.


ATENÇÃO:

Na Ilha não há bancos nem caixas eletrônicos, porém quase todo o comércio e os restaurantes aceitam cartões de débito e de crédito. 

O QUE NÃO LEVAR:

Sapatos de salto-alto (a Ilha não tem calçamento e não permite a entrada de carros). 

O QUE LEVAR:

  • Máscara;
  • Mochila de ataque;
  • Roupas leves apropriadas para caminhadas;
  • Par de tênis ou botas de caminhadas (de preferência já amaciadas);
  • Papetes ou chinelos, para troca no final da caminhada;
  • Chapéu de abas ou boné;
  • Capa de chuva e/ou agasalho;
  • Lanche de trilha;
  • Cantil ou garrafinhas de água;
  • Celular, máquina fotográfica ou filmadora;
  • Papel higiênico ou lenço de papel;
  • Medicamentos pessoais;
  • Repelente;
  • Protetor solar;
  • Bastão de caminhada ou cajado (apenas 1, precisamos de 1 mão livre);
  • Sapatilha aquática, máscara de mergulho e snorkel (sugestão) e
  • Muita Disposição !!!!!!!!!!!!!!!!! 

“Inscreva-se já! Vagas limitadas! Ajude-nos a transformar esta iniciativa em mais um sucesso. Venha caminhar conosco!”

 
 

Todas as Datas:

  • De 21/01/2022 05:30 até 25/01/2022 18:00
 

ATENÇÃO: O calendário acima sempre mostra o mês atual!

  • Para ver a programação nos outros meses, clique nas setas internas ao lado do mês.
  • E para ver os outros anos, clique nas setas duplas externas.