Rua Tibiri, 59 (próximo do metrô Jd. São Paulo - Airton Senna) - São Paulo - SP (VER MAPA)
CEP: 02043-070 | Tel.: +55 11 5549.6160 | acacs-sp@santiago.org.br
Atendimento ao Público: 2ª à 6ª feira das 9h00 às 17h00(com agendamento), Sábado: Das 9h00 às 13h00
SIGA A ACACS-SP!
O QUE É PEREGRINAR?
Peregrinar tem vários significados: “Viajar por terras estranhas" ou "Viagem que se faz a um santuário por devoção ou por voto".
De um ponto de vista geral histórico-religioso, peregrinar é a viagem empreendida individualmente ou coletivamente, para visitar um lugar santo, onde se manifesta de um modo particular a presença de um poder sobrenatural.
O fenômeno das peregrinações é natural ao gênero humano e em todas as culturas, antes mesmo do cristianismo. Os gregos antigos peregrinavam a Delfos e Olímpia, os celtas acreditavam que Finisterre servia como porto de embarque das almas para outro mundo, os muçulmanos têm até hoje obrigação de peregrinar ao menos uma vez na vida a Meca, e os chineses peregrinavam ao sepulcro de Confúcio.
O cristianismo assumiu e absorveu as peregrinações pagãs desde o primeiro momento, adequando-as à tradição cristã. As peregrinações cristãs tiveram duas origens muito distintas: uma a veneração aos Santos Lugares, aqueles onde Cristo havia santificado com sua presença mortal e à cidade de Roma (Vaticano); e a outra, o culto aos santos e suas relíquias.
Das primeiras se tem notícias desde o século II DC e da segunda se tem notícias desde o ano 356 DC em Constantinopla, na parte oriental do império romano. No ocidente, este costume começou vários séculos mais tarde.
No Brasil temos inúmeras peregrinações ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo, e a grande romaria de Padre Cícero em Juazeiro do Norte no Ceará.